Veja os problemas mais comuns vividos por quem não tem um laudo de avaliação
Listicle offal vira
Seja para comprar ou vender, uma avaliação imobiliária traz benefícios para qualquer lado da negociação na compra e venda de um imóvel.
Definir o valor correto de um imóvel, ou um bem, a ser vendido, permite ao vendedor que seu patrimônio seja vendido por um preço justo.
Nas negociações é bastante comum que as partes envolvidas tentem encontrar um valor benéfico para ambos.
A avaliação imobiliária, ou o laudo de avaliação do bem, garante que o valor acordado sobre o item vendido seja o correspondente a quanto ele vale no Mercado.
Não colocar a avaliação entre suas prioridades, pode acarretar uma série de consequências negativas como as que irei falar para você neste artigo.
Confira os 5 problemas mais comuns vividos por quem não faz uma avaliação imobiliária ou não possui um laudo de avaliação do bem.
Alguns dos problemas, inclusive, da falta de uma avaliação, é a possibilidade de falhas na negociação, falta de crédito junto às instituições bancárias, e até uma carga tributária mais elevada.
Primeiro problema:
Prejuízo no momento do aluguel, ou compra, de um imóvel pela falta de conhecimento sobre qual o valor correto do imóvel.
Segundo problema:
A avaliação imobiliária é a base segura para definir o valor do imóvel – sem ela não existe um valor correto para o avanço das negociações.
Terceiro problema:
Empréstimos bancários para financiamentos de imóveis são liberados com base no valor consignado na avaliação, o que pode acarretar em falta de crédito.
Quarto problema:
Você poderá ter que arcar com impostos tributários além do necessário por falta de um laudo de avaliação.
Quinto problema:
Nos casos de herança e/ou partilha de herdeiros dos imóveis, ou bens, sem um laudo de avaliação mercadológica preciso sobre os itens deixados, pode demorar muito para que todos os envolvidos nas negociações cheguem a um acordo.
Algumas situações onde um laudo de avaliação de bens é extremamente necessário
Lembre-se também que as entidades de crédito exigem as avaliações.
Caso você precise de empréstimo para o alcance de algum imóvel, ou bem, o laudo de avaliação constando o valor daquele item no Mercado é a base e o teto para o seu empréstimo.
Outra situação onde o laudo de avaliação de bens se faz necessário é em casos de peritagens conciliatórias.
Caso você precise ser ressarcido ou ressarcir um determinado bem, o valor que deverá ser entregue será o exposto no laudo avaliativo.
No caso da avaliação de imóveis especificamente, o laudo é útil para fins como inventários, dissoluções de sociedades, seguros, hipotecas, entre outros.
Quais as melhores maneiras de avaliação de um imóvel?
As opções são muitas.
Porém a melhor maneira é através da comparação entre os dados de transações de imóveis semelhantes aos seus, no mesmo período que você necessita encontrar o valor.
Não existindo dados para comparação, em casos extremos, são empregados métodos da Renda residual, Involutivo, tanto como Custo de Reprodução, que procuram o valor em outros tipos de evidências.
Por se tratar de métodos que lidam apenas com aproximação, só devem ser usados em casos de necessidade.
No caso de avaliação de imóveis comerciais e industriais, conhecidos como ‘imóveis singulares’, os métodos de avaliação são outros.
Entretanto, o indicado é escolher empresas de avaliações especializadas.
Lembrando que:
- As avaliações são previstas por lei, em alguns dos casos, como reavaliação de ativos imobilizados, e peritagens conciliatórias.
Espero que você entenda a importância da avaliação imobiliária, e laudo de avaliação do bem, para seus processos tanto de compra e venda de patrimônios.
Caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários!
Se gostou, não esqueça de continuar nos acompanhando para mais informações. Até a próxima!