AVALIAÇÃO DE BENS
Avaliação de bens e como ela pode ser útil para que você não saia de uma transação com prejuízos. E é por essa razão que bens com fins de garantia ou na utilização destes para financiamentos precisam de total esclarecimento.
Quer entender mais sobre avaliação de bens? Quer saber que benefícios ela traz para você, o que é e como funciona? Recomendo então que você leia este artigo até o final e saiba mais sobre, para que assim possa realizar negócios com tranquilidade.
Avaliação de Bens para Fins de Garantia
A avaliação de bens é um processo que elabora um laudo seguindo normas técnicas e metodológicas que são determinadas pela ABNT, IBAPE e INMETRO.
Essa avaliação geralmente é feita por um profissional habilitado. As avaliações feitas para fins de garantias são comuns – principalmente quando o bem objeto a ser avaliado é um imóvel.
Assim como, para outros objetos componentes, como maquinário e equipamentos que podem entrar nessa equação.
Algumas etapas são necessárias para a realização da avaliação de bens, começando, principalmente com a análise de documentos básicos do imóvel, seguido da vistoria, coleta de dados, a avaliação em si – para que, só daí, aconteça a elaboração do laudo.
No caso, se incluída a avaliação de máquinas e equipamentos, adicione-se a estas etapas uma pesquisa de mercado (para avaliar preços de produtos concorrentes e similares), equipamentos descontinuados e importados para que só daí possa-se passar para a avaliação propriamente dita.
Seguir estas etapas garante uma maior segurança para os clientes e para as instituições que os estão utilizando como fins de garantia.
Avaliação de bens para fins de garantia para financiamentos bancários
A avaliação de bens para garantia de financiamentos bancários funciona como uma maneira de garantir que os seus bens sirvam como garantia para futuros financiamentos bancários.
Supondo que sua empresa tenha a necessidade de um grande financiamento para empreender e investir – a melhor maneira de conseguir um grande financiamento é através da avaliação de bens.
Nesses casos, o laudo de avaliação elaborado pelo profissional servirá como suporte para a operação de financiamento. Funcionará, assim, como comprovante para a instituição bancária o valor dos bens oferecidos como garantia.
Sendo assim, todas as etapas citadas anteriormente para a avaliação de bens continuam sendo válidas e precisam ser executadas pelo profissional – aliás, dependendo do ramo da instituição, esses profissionais podem variar, mudando assim a equipe técnica de avaliação.
O estudo técnico acerca da valoração dos bens da empresa será crucial para garantir, junto a instituição financeira, a garantia para o financiamento que você precisa.
Desta forma, tenha a certeza de que a empresa que realizará o laudo de sua avaliação de bens possua profissionais competentes e multidisciplinares, que possam valorar o seu imóvel (e equipamentos) de modo que você possa garantir seu financiamento – ou evitar possíveis prejuízos.